Considerando que a apropriação é um método para detalhar as receitas e despesas da instituição, de modo que esses valores sejam divididos de forma equivalente, fazendo com que o financeiro consiga mensurar de modo preciso como e onde o dinheiro foi usado.
Partindo do princípio que, para cada lançamento financeiro existe ao menos uma apropriação de 100% daquele lançamento, existem lançamentos que possuem mais de uma apropriação. Nesse contexto iremos realizar a baixa parcial considerando quais apropriações serão baixadas.
Como baixar apropriações:
1 - Na lista do financeiro localize qual lançamento será baixado.
2- Selecione o Lançamento
3 - Clique em Baixar
Em dados da Baixa
4 - Informe a data do pagamento no campo Pago em
5 - Selecione o caixa/conta bancária do pagamento
6 - Informe o Valor Pago
7 - Selecione Baixa Parcial
8 - Clique em Apropriações
Na aba de Apropriação aparecerão todos as apropriações que deverão ser escolhidas para realizar o pagamento. Clique duas vezes na apropriação que não faz parte dessa baixa parcial.
No campo Valor Pago coloque o valor R$ 0,00 e clique em Salvar.
Selecione a apropriação que faça parte dessa baixa, no campo Valor Pago coloque o valor integral da mesma e clique em Salvar. Repita essa mesma ação nas apropriações que compõem a baixa parcial.
Após informado todas as apropriações que serão baixadas, veja que a única que permanecerá com valor zerado é que a não faz parte da baixa parcial.
Clique em Salvar.
Na tela de Movimentação aparecerá como Baixado o lançamento cujo baixa parcial foi realizada e Em Aberto em um novo lançamento referente a apropriação que não foi paga.