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Módulo Financeiro
Como adicionar uma receita ou despesa
Como adicionar uma receita ou despesa

Nesse artigo vamos aprender como adicionar uma receita ou despesa

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Escrito por Ludmyla Costa
Atualizado há mais de uma semana

Para assegurar a saúde financeira da igreja, se faz necessário o planejamento e o controle de todas as receitas e despesas, bem como a conciliação de caixas e contas bancárias.

Como adicionar um lançamento financeiro que pode ser utilizado tanto para receitas como para despesas

  1. Acessar financeiro na barra de barra de módulos

  2. Clicar adicionar

  3. Clica em despesa

  4. Lança os dados da despesa na aba geral

  5. Emissão serve para informar a data que o documento fiscal foi emitido ou que a despesa foi contraída

  6. Tipo documento serve para dizer qual o lastro da despesa

  7. Lança o número do documento

  8. Pago à se refere ao fornecedor, pode ser tanto pessoa física quanto jurídica

  9. Categoria (mesmo que plano de contas informado no cadastro do fornecedor)

  10. Descrição (Não é um campo obrigatório, mas caso deseja inserir alguma informação)

  11. Valor

  12. Centro de custo

  13. Competência serve para informar o mês que deseja referenciar essa despesa e as parcelas vão seguir o mês subsequente da parcela informada originalmente.

  14. Equilíbrio ministerial serve para classificar as despesas de acordo com o objetivos estratégicos que sua igreja tenha estabelecido no momento.

  15. Informar o caixa/conta

  16. Informar o vencimento

  17. Condição - Importante entender para gerar os parcelamentos corretamente,

    a vista e a prazo ele divide pelo número de parcelas, o valor original vai dividir pelo número informado com o mesmo vencimento, utilizado para formas de pagamentos diferentes dentro do mesmo vencimento, ou para usar o parcelamento para gerar centro de custos diferentes)

    Parcelado divide o valor pelo número de parcelas e colocar datas diferentes (replicando meses sequentes) assim como a competência.

    Semanal - O sistema pega o valor e lança o mesmo valor pegando o dia da semana de 7 em 7 dias essa despesa, não parcela o valor, ele replica para efetuar o pagamento, utilizado por exemplo o pagamento de uma obra que tem um valor fixo semanalmente.

    Mensal - mantém o valor porém o vencimento é por mês, replica o valor, utilizado por exemplo no aluguel.

    Trimestral - mesma proposta do mensal, porém vencimento é a cada 03 meses

    Semestral - mesma proposta do mensal, porém o vencimento é a cada 06 meses

    Anual - mesma proposta do mensal, porém o vencimento é anual

  18. Informar a forma de pagamento

  19. Informar o número de parcelas considerando 001/010 Sendo 001 número da parcela e 010 quantidade de parcela

  20. Relacionado à - Conseguimos vincular essa despesa a uma pessoa - organização - evento ou equipe

  21. Observação serve para adicionar alguma informação

  22. Na aba parcelas, confere o lançamento

  23. Clica em salvar ou salvar e baixar no caso de pagamento de uma conta que já comprou e já pagou.

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