A prática mais comum dos softwares de gerenciamento de igrejas é o cadastro de membros, visitantes, pastores, etc. O problema dessa metodologia é que os pastores e os líderes da igreja adquirem uma visão evangelística limitada por ignorar aquilo que Christian A. Schwarz chama em seu livro Evangelização Básica de “igreja em potencial”.
De acordo com esse conceito, cada membro da igreja tem, no mínimo, seis pessoas que ainda não são cristãs e/ou que não estejam ativas em uma igreja com quem possui relacionamento. Se cada membro amar essas pessoas o suficiente para orar, compartilhar o Evangelho e buscar formas de envolvê-la com a sua comunidade, “podemos imaginar de forma realista que a igreja em potencial seja seis vezes o tamanho do número atual de membros” (p. 131).
Sendo assim, ao incentivar a liderança da igreja a realizar o cadastro de membros, visitantes e pastores separadamente perde-se a dimensão da igreja em potencial. Por exemplo, uma igreja que atualmente possui 100 membros, provavelmente é uma igreja em potencial de 600 pessoas. É por essa razão que no Apprisco não se realiza cadastros de membros ou visitantes, apenas de pessoas. O Tipo de Pessoa é que deve ser alterado a medida que sua relação com a igreja se torna mais próxima.
Acessando o Cadastro Básico de Pessoa
1. Clicando no Menu Adicionar na Barra de Ações, ou
2. Clicando no Botão Adicionar no Cabeçalho da Lista de Pessoas
Inserindo as Informações Básicas da Pessoa
1. Gênero. Selecione o gênero da pessoa como Masculino ou Feminino.
2. Nome. Nesse campo, informe o nome completo, sem abreviaturas, conforme consta nos documentos da pessoa. O Apprisco utilizará essa informação nos relatórios e documentos com propósitos jurídicos ou formais.
3. Apelido. Esse campo tem uma dupla finalidade: atribuir um título ministerial como Pastor (Pr.), Evangelista (Ev.), etc. ou para informar como a pessoa prefere ser chamada. É muito importante que esse campo seja preenchido. Caso a pessoa não tenha um título ministerial ou uma forma específica de ser chamada, utilize o nome e um dos sobrenomes.
4. Nascimento. Insira a data de nascimento da pessoa com dia, mês e ano. O Apprisco calculará a idade automaticamente.
5. Estado Civil. Esse campo deve ser preenchido de acordo com o Estado Civil atual, selecionando como Solteiro, Casado, Divorciado ou Viúvo. Caso a pessoa, mesmo sendo solteira, mantenha uma relação de casada, seu estado civil deve ser informado “Solteiro” de acordo com sua situação jurídica.
6. E-mail. Nesse campo, informe um e-mail pessoal válido. Caso a pessoa não tenha e-mail, não preencha o campo com um de outra pessoa. Pois, dessa forma, se evitará que informações que dizem respeito apenas à pessoa seja divulgada para terceiros uma vez que o Apprisco mantem comunicação através de e-mails.
7. Telefone. Informe o número do telefone fixo da residência da pessoa incluindo o código de área (11, 21, 31, etc.). Caso a pessoa não possua telefone fixo, não preencha esse campo.
8. Categoria Fixo. Selecione uma categoria para o Telefone Fixo escolhendo entre as opções Pessoal, Ministerial ou Comercial.
9. Celular. Informe o número do telefone celular da pessoa incluindo o código de área (11, 21, 31, etc.). Caso a pessoa não possua telefone celular, não preencha esse campo. Posteriormente, será possível incluir outros telefones celulares da pessoa cadastrada.
10. Categoria Fixo. Selecione uma categoria para o Telefone Celular escolhendo entre as opções Pessoal, Ministerial ou Comercial.
11. Endereço. Para inserir o endereço da pessoa é preciso que o imóvel esteja cadastrado. No campo inicie a digitação do endereço, caso o imóvel já esteja cadastrado, seja exibido na parte inferior do campo incluindo o número e complemento. Todos os dados devem estar corretos, se o número e o complemente estiverem diferentes, cadastro um novo imóvel com as informações do endereço da pessoa que está sendo cadastrada clicando no Botão Adicionar indicado pela Legenda A.